Elogiado, Thiago Santos se encaixa no Palmeiras como "novo Gabriel"
terça-feira, setembro 15, 2015
A lesão de Gabriel foi muito sentida pela torcida palmeirense e, principalmente, pelos jogadores do Verdão. A ausência do volante foi apontada por muitos como um dos principais motivos pela queda de rendimento da equipe do técnico Marcelo Oliveira nas últimas rodadas do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
Sem um atleta com as mesmas características no elenco, os palmeirenses demoraram até achar uma formação para o seu meio de campo que não sobrecarregasse o desempenho defensivo, setor tão criticado nas últimas rodadas. Assim, a diretoria foi ao mercado e acertou a contratação de Thiago Santos.
Desconhecido da maioria, o volante vinha se destacando na Série B do Campeonato Brasileiro com a camisa do América-MG. Escolhido para ser o titular do Palmeiras diante do Figueirense, no último sábado, o atleta teve atuação de destaque e foi eficiente nas roubadas de bola, o que gerou elogios dos companheiros e da comissão técnica.
– Um fator significante foi a atuação do Thiago Santos. Esse jogador foi excepcional na marcação, saiu jogando, deu uma sustentação e uma proteção boa ao sistema defensivo – disse o técnico Marcelo Oliveira.
Os números sustentam o bom início do volante no Verdão. Ele deixou a Segunda Divisão como líder em roubadas de bola na competição, com 74 ao todo, e até agora sustenta uma média superior à de Gabriel no clube: 3,75 (15 roubadas em quatro jogos) contra 2,18 (35 roubadas em 16 jogos).
A diretoria palmeirense já estudava a contratação de Thiago Santos para a próxima temporada, mas a lesão de Gabriel acelerou a negociação. Mesmo com apenas quatro jogos disputados, as atuações seguras já rendem elogios de atletas mais experientes, como o goleiro Fernando Prass.
Foi uma partida excepcional dele. Antecipação, posicionamento, roubada de bola, bola aérea, iniciando as jogadas e principalmente esse bote limpo, essa marcação firme, essa antecipação. Agora é manter isso. Sabemos que em time grande a cobrança é constante e não podemos viver de altos e baixos – comentou Prass após a vitória sobre o Figueirense.
– Ele é um menino que desde que chegou trabalha muito, a gente tem muita confiança nele e esse período de adaptação é normal, não conhece os companheiros, não conhece sistema de jogo e não tem tempo para treinar, então demora um pouco mais para encaixar. Mas está encaixando – acrescentou.
Além das estatísticas positivas, a boa entrada de Thiago Santos na equipe significa um avanço para o técnico Marcelo Oliveira. O comandante não esconde que, no momento, seu objetivo principal é dar entrosamento ao Palmeiras, com 11 titulares definidos. Importante na marcação, Thiago deve atuar ao lado de Arouca, que volta nesta quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), contra o Fluminense.
0 comentários